Terceira via bate cabeça e projeto se afunda a cada dia



Terceira via bate cabeça e projeto se afunda a cada dia
Caiado e Vanderlan quebram cabeça para organizar projeto político após fracasso com Simeyzon na eleição de Goiânia; os dois já foram candidatos ao governo e sofreram derrotas. “Não escondo de ninguém que tenho o desejo de governar Goiás”, diz Caiado. Júnior Friboi, que já flertou com o PMDB de Iris, agora pode bancar candidatura solo apoiado na força do PSB nacional.
A chamada “terceira via” ainda tenta tirar seus planos do rascunho e colocá-los em prática. O objetivo central deste grupo, que hoje é liderado pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM) e Vanderlan Cardoso (sem partido), é se apresentar como uma alternativa à polarização entre PSDB e PMDB na disputa pelo governo do Estado.
Já este ano os Vanderlan e Caiado viram a candidatura de Simeyzon (PSC) à prefeitura de Goiânia naufragar. O vereador representava a “novidade”, mas nem sequer conseguiu forçar um segundo turno. Atualmente, os dois líderes da terceira via vislumbram uma candidatura para 2014 e este pode ser mais um entrave para o grupo.
Após uma passagem meteórica pelo PMDB de Iris Rezende, onde foi engolido pelo cacique peemedebista, Vanderlan tenta se reerguer apoiado em seu prestígio na cidade de Senador Canedo, onde foi prefeito. Sem contar que o próprio Vanderlan disputou a eleição para o governo m 2010 e não teve sucesso. Ainda sem partido, especula-se que o ex-prefeito possa vestir a camisa do PSC.
O deputado federal Ronaldo Caiado sempre fica na espreita para enfrentar um pleito rumo ao Executivo. Em 1994 ele tentou, mas perdeu para Maguito Vilela e Lúcia Vânia. “Não escondo de ninguém que tenho o desejo de governar Goiás. É uma longa caminhada que deve ser construída com diálogo e agregação de forças políticas. Até 2014, vamos aprofundar as conversações na busca de uma forte aliança capaz de vencer as eleições”, diz Caiado em reportagem publicada pelo jornal Diário da Manhã.
Na esteira de Caiado e Vanderlan ainda há o empresário Júnior Friboi, presidente estadual do PSB. Friboi é hoje a grande estrela da oposição, apesar de ainda não se comportar politicamente de fato como um postulante ao Palácio das Esmeraldas. O empresário ainda observa o cenário da oposição para decidir o que fazer.
Friboi já flertou com o PMDB de Iris, mas hoje está distante dos peemedebistas, que antes o cortejavam. Com o PT ainda não se sabe de uma aproximação. O que já se constatou é que o PMDB vigia os passos de Friboi e teme que o empresário banque uma candidatura solitária ao governo do Estado, sem as bênçãos de Iris Rezende.

Comentários

Postagens mais visitadas