CARACTERISTICAS DO TRABALHO - CBO 2631-15

Condições gerais de exercício

Os profissionais podem desenvolver suas atividades como consagrados ou leigos, de forma profissional ou voluntária, em templos, igrejas, sinagogas, mosteiros, casas de santo e terreiros, aldeias indígenas, casas de culto etc. Também estão presentes em universidades e escolas, centros de pesquisa, sociedades beneficentes e associações religiosas, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas. Uma parte de suas práticas tem caráter subjetivo e pessoal e é desenvolvida individualmente, como a oração e as atividades meditativas e contemplativas ; outra parte se dá em grupo, como a realização de celebrações, cultos etc. Nos últimos anos, em várias tradições, tem havido um movimento na direção da profissionalização dessas ocupações, para que possam se dedicar exclusivamente às tarefas religiosas em suas comunidades. Nesses casos, os profissionais são por elas mantidos.

Formação e experiência

Nesta família ocupacional a formação depende da tradição religiosa e da ocupação. Naquelas tradições de transmissão oral, como as afro-brasileiras e indígenas, as ocupações não requerem nível especial de escolaridade formal. Já nas tradições baseadas em textos escritos, é desejável que Ministros(as) de culto e Missionários(as) tenham o superior completo. No caso dos(as) Teólogos(as), é esperado que tenham formação superior em Teologia; não é incomum entre eles, porém, a presença de títulos de pós-graduação ou cursos equivalentes. Ascender a níveis superiores de estudo pode facilitar também a progressão das outras duas ocupações na carreira eclesiástica. Qualquer que seja a tradição religiosa, contudo, tanto ou mais que a formação, contam a fé e o chamamento individual para o serviço do divino.

AREA DE ATIVIDADE

A - REALIZAR LITURGIAS, CELEBRAÇÕES, CULTOS E RITOS
B - DIRIGIR E ADMINISTRAR COMUNIDADES
C - FORMAR PESSOAS SEGUNDO PRECEITOS RELIGIOSOS DAS DIFERENTES TRADIÇÕES
D - ORIENTAR PESSOAS
E - REALIZAR AÇÃO SOCIAL JUNTO À COMUNIDADE
F - PESQUISAR A DOUTRINA RELIGIOSA
G - TRANSMITIR ENSINAMENTOS RELIGIOSOS
H - PRATICAR VIDA CONTEMPLATIVA E MEDITATIVA
I - PRESERVAR A TRADIÇÃO

Competências pessoais

1 - Estudar a doutrina religiosa
2 - Participar de atividades inter-religiosas
3 - Estar aberto ao diálogo inter-religioso
4 - Receber a revelação
5 - Receber palavras de inspiração
6 - Viver coerentemente com os ensinamentos
7 - Fortalecer a fé através de atos, devoções e orações
8 - Respeitar as tradições religiosas e seus preceitos morais
9 - Professar a fé
10 - uscar equilíbrio de vida
11 - Cultivar o amor, a justiça, a paz, a sabedoria e a compaixão
12 - Estudar os valores humanos e princípios religiosos
13 - Manter-se atualizado nas questões sociais polêmicas


Recursos de trabalho ordenar resultado

* Bíblia
* Seiten (livro sagrado budista)
* Sagrado Alcorão
* Animais
Folhas e elementos minerais
* Paramentos, hábitos, estola
Ícone, cruz, altar
Vasos sagrados
Sala de meditação
Popyguá
Anguá
Takuapú
Ywyraí
* Textos (sutras, conciliares, da patrística etc.)
Livros e literatura de cunho religioso
Material didático para instrução
Computadores, material de informática e aparelhos
Hadice (Tradições do profeta Muhammad - saws)
Nenju (Rosário)
* Mbaraká mirim (chocalho)
Almofada de meditação
* Instrumentos musicais (tambores, cabaças, sinos)
* Pão, vinho, água, óleo, alimentos
* Incenso, velas e imagens
Música, música mística


ÁREAS ATIVIDADES

REALIZAR LITURGIAS, CELEBRAÇÕES, CULTOS E RITOS

Iniciar neófitos na tradição religiosa
Ordenar ministros religiosos
Realizar investidura de líderes religiosos
Celebrar eucaristia e serviços memoriais
Realizar oferendas e sacrifícios (animais)
Celebrar casamentos
Ministrar batismos e cerimoniais de nascimento
Realizar Ipomri (culto à placenta)
Ministrar crisma, confirmação e confissão
Celebrar arrependimentos
Ministrar penitências
Ministrar unção dos efermos
Realizar bençãos, consagrações e orações
Ministrar ordenações
Realizar circuncisão
Realizar ritos, celebrações e festas
Exercer capelanias
Conduzir a cerimônia do Zikr
Realizar orações para cura
Realizar rituais de cura (budistas, afro-brasileiros, evangélicos, indígenas - anonguerá)
Fazer sermões, homilías e receitar o Ifá

B DIRIGIR E ADMINISTRAR COMUNIDADES
Credenciar líderes religiosos
Orientar religiosamente a comunidade
Organizar a catequese
Organizar as pastorais
Consultar ancestrais, entidades e/ou divindades espirituais para dirigir comunidades
Orientar sobre a lei islâmica (charia)
Aplicar leis canônica e eclesiástica
Participar de assembléias, conselhos, sínodos, concílios
Organizar a vida litúrgica

Dirigir assembléias, conselhos, sínodos, concílios
Orientar espiritualmente a comunidade
Consultar oráculo sagrado
Estabelecer hierarquia da casa
Aplicar oráculo sagrado
Determinar cargos hierárquicos via oráculo
Participar de confederações, federações, conselhos dos mais velhos
Elaborar estatutos e regimentos internos

Requerer registros de funcionamento junto aos órgãos competentes
Responder juridicamente pela entidade
Buscar recursos financeiros (dízimos, ofertas, empréstimos etc)
Criar conselhos administrativos
Criar entidades de apoio


C FORMAR PESSOAS SEGUNDO PRECEITOS RELIGIOSOS DAS DIFERENTES TRADIÇÕES
Proferir palestras
Publicar artigos em revistas, jornais, livros e afins
Orientar a formação religiosa
Avaliar os formandos no seu processo de aprendizagem
Dar aulas
Transmitir oralmente ensinamentos religiosos de acordo com degraus hierárquicos (respeitando segredo)
Divulgar tradição
Transmitir ensinamentos esotéricos de acordo com os graus de iniciação
Adequar leis religiosas ao ambiente sócio-cultural
Promover retiros espirituais
Dirigir centros de formação religiosa
Dirigir estabelecimentos de ensino
Atuar como missionário dentro ou fora do país
Ensinar idioma original da tradição religiosa
Fazer ou formar discípulos
Elaborar material de ensino e difusão audio-visual, digital etc

D ORIENTAR PESSOAS
Dar orientação pastoral
Fazer aconselhamento pessoal e familiar
Jogar búzios para orientar pessoas
Fazer direção espiritual
Fazer aconselhamento espiritual e social
Consultar ancestrais, divindades e entidades para orientar pessoas
Fazer interpretações de sonhos
Evocar ou despertar a memória ancestral
Opinar sobre assuntos polêmicos

E REALIZAR AÇÃO SOCIAL JUNTO À COMUNIDADE
Colaborar na manutenção de asilos, creches e outras atividades sociais
Dirigir creches, asilos, escolas etc
Reintegrar socialmente pessoas
Apoiar comunidade com assistência médica e jurídica
Assistir ao povo de rua
Assistir aos dependentes de drogas químicas
Organizar campanhas assistenciais
Origanizar fundo de ´zakat´para coleta e distribuição
Coletar e distribuir ´sada kat´ (doação voluntária ou obrigatória)
Disponibilizar espaços da comunidade religiosa
Organizar eventos culturais, esportivos e de lazer
Acolher pessoas vítimas das diversas formas de violência e de catástofres ambientais
Apoiar movimentos populares
Realizar ações contra discriminação e exclusão
Manter com recursos próprios creches, asilos e outras atividades sociais
Manter com recursos próprios publicações impressas, audio visual etc
Colaborar na manutenção de publicações, impressos, audio-visuais, digitais, etc
Fazer visitas religiosas em diferentes locais

F PESQUISAR A DOUTRINA RELIGIOSA
Realizar estudos especializados sobre a doutrina religiosa
Consultar bibliotecas, videotecas etc
Pesquisar na tradição e nos textos sagrados
Buscar significado da tradição e textos sagrados para o contexto atual
Sistematizar informações relativas aos textos sagrados
Sistematizar informações das tradições orais e escritas
Participar de diálogos inter-religiosos
Participar de diálogos inter e trans-disciplinares
Exercer espírito crítico sobre a tradução de textos sagrados
Traduzir textos religiosos a partir dos originais
Participar de congressos, seminários especializados
Atuar em centros de pesquisa
Fazer análise e interpretação da tradição e textos religiosos
Assessorar a comunidade religiosa e seus líderes
Prestar assessoria sobre questões éticas e religiosas
Divulgar resultados da pesquisa
Atuar em universidades (docência e pesquisa)
Realizar viagens a lugares sagrados das tradições
Traduzir literatura especializada
Traduzir e textualizar as tradições orais

G TRANSMITIR ENSINAMENTOS RELIGIOSOS
Abrir centros de estudo, prática, templos e igrejas
Recrutar missionários
Formar missionários
Realizar atividades religiosas e sociais fora do país ou do contexto cultural e religioso
Preparar e ordenar monges budistas
Atuar dentro ou fora dos templos (zona urbana ou rural)
Transmitir o fundamento do Axé
Ensinar o Ifá (oráculo)
Realizar trabalhos itinerantes
Zelar pelo ensino ortodoxo e sistemático da tradição
Transmitir ensinamentos religiosos utilizando os meios adequados e específicos de cada tradição
Proclamar os princípios bíblicos
Ensinar o alcorão
Ensinar o respeito à vida, à ecologia, à cosmologia
Promover a paz e a justiça
Ensinar os sutras budistas
Ensinar Ilahis (música mística sufi)

H PRATICAR VIDA CONTEMPLATIVA E MEDITATIVA
Realizar práticas devocionais
Meditar
Contemplar
Praticar concentração (plena atenção)
Orar
Trabalhar e orar (leigos religiosos)

I PRESERVAR A TRADIÇÃO
Registrar a memória religiosa
Preservar os rituais, cânticos e danças sagrados
Adequar o ´ethos´ religioso às condições locais
Resgatar valores cosmológicos indígenas através de encontros de líderes espirituais (Ywyrajá)
Zelar pela correta transmissão da tradição oral e escrita
Preservar a natureza segundo a tradição
Zelar pelo espaço e objetos sagrados

Z DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
Estudar a doutrina religiosa
Participar de atividades inter-religiosas
Estar aberto ao diálogo inter-religioso
Receber a revelação
Receber palavras de inspiração
Viver coerentemente com os ensinamentos
Fortalecer a fé através de atos, devoções e orações
Respeitar as tradições religiosas e seus preceitos morais
Professar a fé
Buscar equilíbrio de vida
Cultivar o amor, a justiça, a paz, a sabedoria e a compaixão
Estudar os valores humanos e princípios religiosos
Manter-se atualizado nas questões sociais polêmicas

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